Quem Não Somos e Em Que Não Cremos
Esta declaração de quem não somos e em que não cremos tem o propósito de nos distinguir, e não de nos classificar ou atacar os que tem pensamento diverso.
* Não somos ecumenistas. Não cremos na associação de cristãos ou da Igreja com entidades ou igrejas que prestem qualquer tipo de culto diferente daquele orientado pelas Escrituras Sagradas, mesmo quando estas entidades ou igrejas não assumem esta prática como parte constitutiva de sua orientação legal ou filosófica.
* Não somos isolacionistas. Aprovamos a parceria entre igrejas e organizações verdadeiramente cristãs e comprometidas com a Palavra de Deus, com a evangelização dos perdidos, e com a expansão do Reino de Deus.
* Não somos liberais. Não comprometemos o evangelho com a aceitação acrítica da cultura. Cremos que a verdade bíblica sobrepõe-se à cultura em qualquer tempo, lugar e povo.
* Não somos legalistas. Não cremos que normas e estatutos devam ser eternizados; princípios e valores, sim.
* Não somos fundamentalistas. Não nos segregamos cultural e socialmente. Antes, nos distinguimos espiritualmente e abraçamos como ministério a oportunidade de sermos agentes de Deus na transformação da sociedade na qual Deus nos inseriu.
* Não somos ultracalvinistas. Nós oramos, intercedemos, evangelizamos e praticamos o bem porque cremos que os planos soberanos de Deus se cumprem através de nós, que somos o seu povo, inclusive na salvação dos perdidos.
* Não somos neopentecostais. Não cremos em movimentos centrados na busca da promoção de pessoas e da satisfação humana.
* Não somos pluralistas religiosos. Não cremos que haja salvação fora da fé em Jesus Cristo. Jesus é nosso único e suficiente salvador.
* Não somos moralistas. Não pretendemos dizer como as pessoas devem viver suas vidas, mas pregamos o evangelho para que pessoas se tornem novas criaturas em Cristo.
* Não somos relativistas. Temos as Escrituras Sagradas como nossa autoridade absoluta em assuntos como cultura, experiência, filosofia, sexualidade, família e outras formas de expressão da condição humana.
* Não somos universalistas. Não cremos em salvação universal. Muitas pessoas vão passar a eternidade no tormento do inferno, como a Bíblia ensina.
* Não somos materialistas. Satanás e os demônios são reais inimigos da Igreja de Cristo, ainda que sujeitos a Deus.
* Não somos racionalistas. Nem tudo pode ser conhecido. Deus nos chamou à vida pela fé com mistério e conhecimento parcial a respeito de muitos assuntos.
* Não somos feministas. Deus revelou-se a si mesmo como pai e deve ser honrado com o nome com que se revelou a nós.
* Não somos polemistas. Não temos como nosso dever combater cada falso ensino, e sim o dever de preservar e ensinar a integridade do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
* Não somos cessacionistas. Não cremos que os dons do Espírito Santo cessaram. Os dons são concedidos ainda hoje com o mesmo propósito de edificação da Igreja.